Qualquer pessoa que trabalhe com, ou ao redor de máquinas precisa estar sempre alerta aos potenciais perigos. Além disso, os funcionários devem conhecer todo o procedimento de segurança para máquinas e equipamentos disponíveis no seu ambiente de trabalho.
Como as máquinas continuam se tornando mais complexas e de alta tecnologia, devemos também nos manter atualizados sobre os novos avanços na Indústria 4.0, e sobre a melhor maneira de nos proteger.
Por este motivo, você deve se certificar de que todo o seu pessoal e funcionários estejam familiarizados com as regras de segurança das máquinas e realizar sessões regulares de treinamento para utilizá-las e reforçá-las.
A NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos regulamenta máquinas, equipamentos e aparelhos mecânicos de transmissão de energia que são comumente usados em oficinas mecânicas, operações de manutenção e oficinas de reparo.
Os procedimentos de segurança para máquinas e equipamentos ajudarão os gerentes, supervisores e operadores no cumprimento de suas responsabilidades. Ao garantir a segurança através da identificação e avaliação de perigos, proteção, treinamento e operação segura de máquinas e equipamentos.
O que é um procedimento de segurança para máquinas e equipamentos?
Segunda a NR – 12 os procedimentos de segurança para máquinas e equipamentos são procedimentos de trabalho específicos e padronizados. Além disso, eles devem conter o passo a passo detalhado de cada tarefa, a partir da análise do risco daquele equipamento ou máquina.
Portanto, ao início de cada turno de trabalho, ou após a preparação da máquina ou equipamento, o operador deve efetuar a inspeção das condições de operação e segurança e, se constatadas anormalidades que afetem a segurança, as atividades devem ser interrompidas, e comunicadas ao supervisor.
Além disso, os procedimentos de segurança para máquinas e equipamentos não podem ser as únicas medidas de proteção adotadas para prevenir acidentes. Eles devem ser complementos utilizados junto com outras medidas de segurança, como o .
Qual a importância da realização de procedimento de segurança para máquinas e equipamentos na segurança do trabalho?
O conceito mais importante a ser lembrado no ambiente de trabalho é que você é responsável por sua própria segurança e pela segurança dos outros.
Sendo assim, a maioria das práticas de segurança são de senso comum. Infelizmente, elas podem ser esquecidas ou negligenciadas a menos que você faça das práticas seguras um hábito ou um instinto.
É aí que entra a importância da realização de procedimento de segurança para máquinas e equipamentos na segurança do trabalho. Pois eles criam um hábito e tornam as operações dentro do ambiente de trabalho mais seguras e produtivas.
Onde estão dispostas as normas referentes à realização de procedimento de segurança de máquinas e equipamentos?
Manual de normas e procedimentos de segurança do trabalho
A princípio, o manual de normas e procedimentos de segurança do trabalho em máquinas e equipamentos é a NR 12, ou a Norma Regulamentadora de Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos.
Inicialmente, ela foi criada em 1978 com o objetivo de garantir a segurança, saúde e integridade física dos trabalhadores. Como resultado, ela define os padrões de segurança e qualidade nas rotinas produtivas que fazem uso de equipamentos.
Objetivos da NR12
O é definir referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Além disso, ela visa estabelecer requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
Tanto nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, quanto a fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas.
Quais procedimentos adotar para adequar máquinas e equipamentos a NR 12?
Em resumo, os procedimentos para adequar máquinas e equipamentos a NR 12 são:
- Lista de Máquinas: Deve-se listar todas as máquinas existentes na empresa.
- : Deve-se realizar o desenho da planta da empresa, nele deve estar a localização exata de cada máquina ou equipamento.
- (APR): Tem como objetivo mapear todos os riscos inerentes a cada uma das máquinas, bem como buscar alternativas para reduzir esses riscos.
- Plano de ação: O plano de ação é uma ferramenta para ajudar na adequação da empresa. Sendo assim, é um documento que estabelece o passo a passo para adequar os equipamentos atuais à NR 12.
- : Uma vez que os equipamentos estejam corretos, cada um deles deve ter um manual de operação. Desse modo, todos os funcionários que operarem essa máquina deverão seguir as orientações deste documento.
Quais são as principais causas de acidentes com máquinas e equipamentos?
Segundo os especialistas em segurança, existem com máquinas e equipamentos. São condições inseguras, atos inseguros por parte dos funcionários e causas ocasionais.
Condições inseguras (Causas relacionadas ao trabalho)
As condições inseguras, de uma forma ou de outra, são a maior causa de acidentes. Tais causas estão associadas a instalações, equipamentos, ferramentas, materiais, edifícios defeituosos, etc.
Assim, as condições inseguras incluem:
- Equipamentos com proteção inadequada;
- Equipamentos defeituosos;
- Armazenamento inseguro, congestionamento, sobrecarga;
- Dispositivos de segurança inadequados;
- Disposição errada, defeituosa e má localização;
- – ofuscamento, luz insuficiente;
- Ventilação inadequada – carga de ar insuficiente, fonte de ar impuro;
- .
As outras causas de acidentes relacionadas ao trabalho são:
- O próprio trabalho – alguns trabalhos são inerentemente mais perigosos do que outros. Da mesma forma, o trabalho em alguns departamentos é inerentemente mais seguro do que o trabalho em outros .
- Os horários de trabalho, os acidentes aumentam no final do dia – Geralmente não ocorrem durante as primeiras horas da jornada de trabalho. Eles são mais frequentes durante o turno da noite. Isto se deve em parte ao cansaço e em parte ao fato de que a noite a iluminação local é ruim.
- O clima psicológico do local de trabalho também afeta a taxa de acidentes – Os desequilíbrios psicológicos, mentais e emocionais estão na raiz de vários acidentes.
Atos inseguros por parte dos funcionários
Estes atos podem ser o resultado de falta de conhecimento ou habilidade por parte do empregado, certos defeitos físicos e atitudes erradas. Estes atos incluem:
- ;
- Falha na segurança do equipamento ou aviso a outros funcionários sobre possíveis perigos;
- Falha no uso do uniforme ou equipamentos de proteção individual;
- Operar ou trabalhar em níveis errados de velocidade, por exemplo, seja muito rápido ou muito lento;
- Tornar os dispositivos de segurança inoperantes, por meio da remoção, ajuste ou desconectando-os;
- Não utilizar os equipamentos de segurança;
- Distração ao operar o equipamento.
As características pessoais também influenciam o comportamento acidental dos indivíduos. Por exemplo, características como – tais como tendências a assumir riscos e atitudes indesejáveis.
Outras Causas
Estas causas surgem de condições situacionais e climáticas inseguras e variações – tais como más condições de trabalho, pisos ásperos e escorregadios, luminosidade excessiva, calor, umidade, poeira e descuido no manuseio de materiais inflamáveis tais como gasolina, solventes, óleo e graxa, explosivos, etc.
Quais são os principais riscos que os funcionários estão expostos em uma manutenção de máquinas e equipamentos?
A princípio, deve haver uma . Além disso, a inspeção também deve verificar se as máquinas estão bem preservadas e se os dispositivos de segurança estão devidamente plugados ou colocados de forma adequada.
As organizações também devem monitorar e avaliar os trabalhadores em intervalos regulares para verificar se eles estão seguindo avisos, instruções e precauções ao manusear qualquer máquina ou equipamento.
Por exemplo, algumas máquinas podem ser acessadas para fins de lubrificação sem a remoção de suas proteções, através de reservatórios de óleo que podem estar localizados fora da proteção.
Se o acesso não for possível com as proteções, a máquina deve ser desligada e bloqueada antes que as proteções sejam removidas.
Os principais riscos que os funcionários estão expostos em uma manutenção de máquinas e equipamentos são:
- Prensamento ou esmagamento de membros;
- ;
- Intoxicação por gases ou vapores;
- Corte e perfuração de membros;
- ;
- Queda.
Portanto, se as proteções precisarem ser removidas por qualquer motivo, como manutenção ou substituição, isto só deve ser feito após o bloqueio ou isolamento do equipamento. Isto se aplica também a toda manutenção da máquina, seja ela programada ou não.
Quais são os 3 procedimentos básicos de segurança em trabalhos com máquinas?
Naturalmente, uma das melhores maneiras de evitar acidentes com máquinas – ou qualquer outro incidente de segurança – é ter uma força de trabalho bem treinada. Sendo assim, seus funcionários entendem as regras fundamentais de segurança das máquinas? Alguns procedimentos básicos de segurança em trabalhos com máquinas são:
- Nunca remover ou tentar retirar as proteções das máquinas;
- Não criar novos perigos, tais como permitir que objetos caiam nas partes móveis ou criar um ambiente inseguro;
- Informar imediatamente ao supervisor os problemas com as proteções da máquina;
- Nunca deixar as máquinas sem supervisão com peças ainda em movimento. Afinal, as peças ainda podem estar em movimento após a máquina ter sido desligada.
- Remover as partes móveis da máquina somente quando a máquina tiver sido totalmente desligada e bloqueada;
- Se possível, lubrificar as peças da máquina sem remover a proteção; caso contrário, desligue a máquina e a trava antes de lubrificar.
- Acionar o equipamento somente quando as proteções estiverem no lugar e devidamente ajustadas;
- Não utilizar máquinas com proteções não autorizadas ou danificadas;
- Ter um código de vestimenta que não permite roupas soltas, jóias ou cabelos soltos ao redor das máquinas, pois isso aumenta o risco do funcionário ficar preso nas máquinas;
- Orientar ao funcionário para que ele pergunte a seu supervisor qualquer dúvida sobre a segurança de uma máquina ou sobre como trabalhar com as proteções da máquina com segurança.
Nível de segurança da máquina
Em primeiro lugar, o funcionário só deve operar as máquinas somente quando as proteções estiverem devidamente instaladas e ajustadas. Afinal, há muitas regras e regulamentos que regem a segurança das máquinas e a instalação de proteções adequadas.
No que diz respeito aos operadores de máquinas, é responsabilidade do proprietário de uma empresa segui-las, e também assegurar que todos os funcionários que trabalham nas máquinas ou ao redor delas o façam com total segurança.
Sendo assim, os operadores de máquinas devem saber como reconhecer as proteções necessárias às máquinas, e como dizer se há algum problema com elas.
Os programas de treinamento do procedimento de segurança para máquinas e equipamentos devem enfatizar que todas as proteções exigidas devem ser instaladas e ajustadas corretamente antes que o equipamento possa ser operado.
Além disso, é muito tentador para um operador de máquina remover uma proteção, ou tentar contorná-la. Como resultado, isso é uma das coisas mais perigosas a se fazer em torno das máquinas, uma vez que as proteções estão lá por uma razão e não devem ser removidas de forma alguma.
Sob o mesmo ponto de vista, o funcionário não deve utilizar uma máquina ou equipamento com proteções não autorizadas ou danificadas.
Pois, é possível que tenham sido instaladas proteções não autorizadas ou que não estejam em conformidade com os regulamentos existentes.
Capacitação dos operadores das máquinas
As empresas que dependem de máquinas complexas devem estar sempre conscientes do potencial de acidentes que causam sérios danos aos funcionários.
Por isso, a maioria das instalações industriais implementa programas de treinamento de segurança para garantir que os trabalhadores estejam cientes dos riscos potenciais da operação das máquinas, bem como para garantir seu bom funcionamento.
Os trabalhadores nunca devem tentar operar máquinas desconhecidas. Por isso, eles sempre devem esperar que o supervisor ou outro indivíduo designado forneça treinamento sobre as exigências específicas de trabalhar com a máquina ou equipamento com segurança.
Além disso, os trabalhadores também devem verificar com seus supervisores o tipo apropriado de equipamento de segurança a ser usado ao trabalhar com as máquinas. Seu supervisor poderá aconselhá-lo a usar luvas, óculos, tampões para os ouvidos ou outros equipamentos.
A implementação dessas medidas de forma consistente pode evitar acidentes e ferimentos relacionados ao trabalho.
Um bom registro de segurança é a colaboração entre proprietários de empresas, supervisores e trabalhadores. Se cada parte desempenha seu papel de forma eficaz, o resultado é uma menor incidência de acidentes e um local de trabalho onde os funcionários sabem que estão seguros.
Avaliação constante sobre os riscos envolvidos na operação
Os funcionários devem realizar uma avaliação constante sobre os riscos envolvidos na operação. Por exemplo, se um funcionário descobrir um problema de proteção da máquina ele deve informar imediatamente ao seu supervisor.
Os operadores de máquinas devem comunicar imediatamente qualquer dano ou falha de uma proteção a um supervisor, cuja responsabilidade é resolver qualquer problema de segurança. Portanto, somente quando todos os problemas tiverem sido resolvidos, a operação da máquina poderá ser retomada.
Além disso, deve-se evitar criar riscos de segurança, por exemplo, novos pontos de contato, ou deixar objetos caírem nas partes móveis de uma máquina.
Encontre todo tipo de consultoria relativa a inspeção de máquinas e equipamentos na Engenharia Adequada
A Engenharia Adequada as melhores soluções de adequação em máquinas e equipamentos conforme a NR12. Além disso, nossa empresa pode te ajudar a reconhecer os tipos gerais de perigos para proteger as pessoas, os equipamentos e o meio ambiente.
Conduzimos a adequação à NR12 de maneira completa, atuando no planejamento, documentação, execução e treinamentos. Prestamos serviços de consultoria, manutenção, cursos e treinamentos, bem como análise de documentações.
Quer saber mais? Entre em contato conosco.
Também oferecemos um guia prático, gratuito e definitivo construído a partir do método que já adequou a NR12 em mais de 5 mil máquinas e equipamentos em todo o Brasil.
Conclusão
Em conclusão, o procedimento de segurança para máquinas e equipamentos tem como objetivo a proteção de seus funcionários enquanto trabalham em torno de máquinas e equipamentos.
Afinal, a segurança ao operar máquinas e equipamentos é um tópico amplo e importante, porém, abrange muitos aspectos como saúde e segurança no trabalho e padrões de segurança.
Além disso, programas de treinamento em segurança devem ser realizados de tempos em tempos para treinar e educar funcionários, supervisor e trabalhadores, sobre as precauções que devem ser tomadas durante o manuseio de máquinas.
Estes programas devem desenvolver e incentivar entre eles hábitos de segurança como prestar atenção aos avisos e ao uso de equipamentos de segurança. Nesse sentido, ações disciplinares podem ser usadas em caso de violação dos regulamentos de segurança.
Convidamos você a saber mais sobre nosso painel elétrico devidamente regulamento com a NR12 acessando nossa loja virtual. Ou se preferir acesse nosso site e confira mais informações.